"Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que me são ocultos." - (Sl 19:12)
Certamente, em uma reunião de família ou amigos, você já foi "convocado" para falar o que achava daquela pessoa que estava sentada do seu lado, abordando defeitos e virtudes da mesma. Mas, já percebeu o quanto é difícil termos a precisão de identificar nossos defeitos?
No versículo tema citado acima, o salmista (Davi) faz um questionamento que é fruto do salmo 19 desde o seu princípio. Durante este lindo salmo, Davi é categórico em afirmar que sem a leitura e o entendimento da Palavra de Deus não podemos ter quaisquer conclusões, pois não temos uma base firme para elas. Em resumo, Davi quis dizer que não há como um homem enxergar seus pecados se não ler a bíblia. Parece até ser uma coisa óbvia, mas não é. Quanto mais você lê a bíblia, mais você enxerga a própria identidade. Esse salmo é tão profundo que, à medida que lemos ele, vamos tendo consciência que não sabemos da extensão da graça de Deus na nossa vida. Nem você e nem eu podemos mensurar ou quantificar o quanto Deus foi e é gracioso para conosco. No verso 8 deste mesmo salmo, também vemos que “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” (Sl 19:7). Na simplicidade e na humildade, ganhamos sabedoria de Deus e caminhamos sabendo quem realmente somos e quem realmente Ele é. Como consequência, temos um relacionamento cada vez mais transparente com Deus. Sim, Ele sabe de todas as coisas, mas ama aquele que profere a verdade e tem prazer em prostrar-se diante Dele: “Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.” (Sl 19:13). O Senhor pede a nossa sinceridade e o fruto da sinceridade é o perdão dos pecados, das transgressões. Com isso tudo, aprendemos que “jogar a poeira embaixo do tapete” é um grande erro para com o Pai e com você mesmo. Quando admitimos nossas falhas diante de Deus não devemos nos sentir pesados e envergonhados, mas leves e jubilosos porque as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã, como relatou o profeta Jeremias. Não vai faltar perdão pra você! O Senhor é rico em perdoar (Ef 2:4; Sl 86:5).
Espero, sinceramente, que dentro do seu coração não estejam sendo geradas condenações a si próprio, nem muito menos essas falhas estejam sendo guardadas e impregnadas em você. Busque falar com Deus orando e ouça Sua voz na leitura da Santa Palavra. No momento que nos refugiamos em Deus tudo prospera, pois Ele é o Detentor de todo o bem. Tenha Paz. Se incline a Cristo e invoque seu Nome.
Em Cristo,
Rafael S. Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário