segunda-feira, 9 de novembro de 2015

AMBIÇÕES DESTRUTIVAS


Depois disseram: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra.” (Gênesis 11.4) 

                        A ambição é uma semente na alma do homem que quando germina gera destruição, se não controlada a tempo torna-se um vício incontrolável pelo poder e prestígio levando o homem à destruição. A ambição nos cega e distorce os nossos valores, Deus não tolera, não tolerou antes e nunca vai tolerar. Babel: Chama-se Babel, que significa confusão. Aqueles que buscam ter um grande nome, normalmente, acabam confusos e com um nome ruim (Comentário Bíblico, Bíblia de Estudo Matthew Henry, Editora Central Gospel). Onde começou a rebelião humana, não aceitaram nem reconheceram o seu lugar no projeto de Deus. 
                        Deus tinha dado uma ordem divina a Noé e sua família “Sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela” (Gênesis 9.7), mas os homens não deram ouvidos e preferiram manterem-se juntos e não espalhados. "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra. (Gênesis 11.4) Para eles permanecerem juntos, era bom aos seus olhos, mas Deus tinha dado uma ordem para espalharem. Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra.” (Gênesis 9:1) Vimos nesses exemplos como a ambição deixa o homem cego, a ambição é um enorme passo para longe da presença de Deus e um pequeno passo para a destruição. Quando o homem se distancia dos propósitos de Deus ele só encontra confusão e destruição. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Marcos 8:35,36) 
                        Vamos deixar nossos sonhos de lado e buscar os projetos de Deus para as nossas vidas. Quantas vezes fazemos de tudo para alcançar um sonho, mas para agradar a Deus e fazer a sua vontade não temos o mesmo empenho? Tenho certeza que feliz é o homem que faz a vontade de Deus e o segue. Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. (Mateus 16:25) 
                        Muitos dizem vá em busca de realizar os seus sonhos, a Bíblia nos fala, renuncie a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me, siga a Cristo, olhe para Cristo, almeje o que Cristo almeja. Quando buscamos nossos prazeres e nossas vontades esquecendo do propósito de Deus para as nossas vidas acabamos destruídos. Não permita que as ambições destrutivas criem raízes dentro de seu coração, pois “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida.” (Provérbios 4:23) 
                        Se você que ambicionar algo, almeje ser semelhante a Cristo, Paulo almejava isso tanto é que proferiu essas palavras Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. (1 Coríntios 11:1) Não queira viver uma vida para no final dizer: conquistei todos os meus sonhos, viva sua vida para no final falar “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2 Timóteo 4:7,8) 

Busque uma vida plena no caminho que leva a Cristo. 

Bruno Alves de Lima Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário