"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos."
(Filipenses 4:4)
Essa pergunta é muito simples e qualquer um pode fazê-la para alguém. Mas, quando esse alguém sou eu? Será essa pergunta fácil de ser respondida de forma satisfatória? Não são os problemas da engenharia, os desafios da medicina ou até mesmo a explicação de um fenômeno climático as maiores questões da humanidade. A pergunta mais intrigante para uma pessoa hoje é acerca da sua felicidade. Qualquer um fala, quando questionado e sem tanta demora, sobre os problemas do mundo já conhecidos citados acima. Porém, quando o assunto é felicidade, existe um silêncio perturbador na hora de responder. O porquê disso? Para entendermos, precisamos saber o que é a felicidade, o que ela faz e de onde ela vem.
No versículo que abre esse texto, o apóstolo Paulo escrevendo aos Filipenses faz uma ordenança inspirado pelo Espírito Santo de Deus: "Regozijai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, regozijai-vos". A palavra regozijar traz a ideia da pessoa praticar um estímulo interno para ser contente e feliz. Isso é grandioso! Porque Paulo nesse trecho de sua carta, durante o capítulo 4, retira a influência de fatores externos para a definição do estado de alegria. Sim, estado. Porque ESTAR feliz pode ser a ilusão da euforia durante um jogo de futebol, o momento em que se recebe o salário do mês ou uma noite de balada com os amigos. E SER feliz é um estado, pois é uma maneira de viver. A felicidade bíblica e verdadeira não são coisas e nem condições. A felicidade é uma pessoa. A felicidade é Jesus! Essa alegria que é uma fonte infindável faz proezas e maravilhas em todos aqueles que A têm. A bíblia diz que "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate" (Pv 15:13) e que "O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos" (Pv 17:22). Ter Jesus em nosso ser traz saúde para o corpo e para alma. Trata de dentro para fora. Dá uma nova vida, um novo vigor e nos deixa até mais belos. O apóstolo Paulo continua dizendo aos filipenses: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus"
(Filipenses 4:6,7). O que acontece ao nosso redor não deve nos descontrolar e desviar o nosso foco. Devemos orar e suplicar a Deus com AÇÕES DE GRAÇAS. Isso mesmo, para pedirmos em oração ao Senhor devemos reconhecer o que ele já fez antes. A felicidade é uma consequência da gratidão, por isso Jesus deu um modelo de oração (Pai Nosso- Lc 11:2,4) no qual é identificada uma essência de agradecimento e reconhecimento ao tempo que se suplica. Quer ser feliz? Saiba quem é Deus e o que ele já tem feito. Paulo ainda diz que a Paz de Deus guardará nossos corações e pensamentos em Cristo, em qualquer momento. O que ele quer dizer? Que situações mudam, mas Cristo não. Cristo é alegria, é segurança, é salvação, é o próprio Deus. E se mantivermos nossos olhos nEle, o que está fora não interferirá no que está dentro. Disse Jesus: "Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem" (Mc 7:15). Aqui ele fala da nutrição de falsos ensinamentos, mas, pelo o que vimos até aqui na bíblia, não podemos dizer que colocar a felicidade como um produto do nosso meio é um falso ensinamento? Claro que é, e isso é o que mais se propaga nesse mundo.
Gostaria aqui de fazer um apelo para você que está lendo essa breve meditação sobre felicidade. Não sei como está a sua vida, mas espero que ela esteja firmada no senhorio de Cristo e em sua graça sem fim. Se assim não estiver, convido você a pensar nesses ensinos bíblicos e a reconhecer Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador de sua vida. Acatando Sua palavra (a bíblia) como única regra de fé e prática para todos os dias da sua vida. Se sua resposta for sim, digite um "amém" nos comentários do post e estaremos orando e falando com você.
Pelo infinito favor de Deus em Cristo,
Rafael Lima
Rafael Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário