sexta-feira, 13 de novembro de 2015

EXORTAÇÃO A SANTIDADE




“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hebreus 12:14


     Ao falar sobre santidade nos deparamos com alguns questionamentos muito pessoais que nos deixa perplexos e inquietos, pois em todo o tempo as consequências das nossas ações, por vezes, nem sempre nos deixam satisfeitos com o nosso relacionamento com Deus. Isso nos faz refletir se estamos vivendo ou não em retidão para com o Senhor. Todas essas percepções confrontam nossa consciência e nos faz sentir que não podemos jamais alcançar o padrão estabelecido por Deus para a santidade. Porque parece impossível se tornar alguém perfeito, provido de uma espiritualidade superior, haja vista que vivemos em uma sociedade decadente, insensível para as coisas de Deus, pervertida e muito distante de atender os princípios divinos.

     O que é santidade? Etimologicamente a palavra é originada do hebraico Kadosh. Não se trata de ler a bíblia com entusiasmo, frequentar os cultos religiosamente e orar sem cessar. Santidade significa honrar a Deus pela nossa vida através de atitudes que o glorifiquem. É viver no mundo, mas não andar como o mundo anda. É lutar contra a carne e se separar para Deus. A santidade não se restringe ao corpo apenas, no vestir, no olhar, mas no agir, no falar, etc. O homem que vive em santidade é separado dos costumes mundanos (tudo o que é mau e corrompido) e de tudo que é contrário à vontade de Deus. O livro de Romanos no capítulo que segue, sob o conselho de Paulo, traça um contraste entre dois tipos de vida. Ele nos direciona a pensar no caminho a seguir para cumprir a santificação desejada por Deus: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.Romanos 8:5-8. 

     A pessoa que tem uma vida dominada pela carne é escrava do pecado, busca se alimentar e satisfazer os seus próprios desejos desconsiderando a vontade divina. Se tornou inimiga de Deus, não pode agradá-lo e o seu fim é a morte espiritual. Enquanto que o homem que se deixa ser dominado pelo Espírito não tem desejos próprios, a vontade de Cristo é sua única lei, assim sendo terá paz e vida. O que significa viver uma vida em santidade? A princípio santidade requer renúncia. Quem deseja viver em santidade deve antes conhecer, obedecer e cumprir a lei de Deus. Ficar longe da imoralidade sexual, do adultério, de toda conduta desprezível e resistir às tentações da vida. Como e onde buscar a santidade? Deus é a fonte da santidade. Através da oração, da consagração, do louvor e da leitura diária da palavra: "Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade." João 17.17

     Porque devemos ser santos? Por várias razões, uma delas é agradar o coração de Deus: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" Efésios 1:4. Leia-se também em 1 Tessalonicenses 4.3-8 “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus; ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a imundície, mas para a santificação. Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo” 

     Mesmo cometendo os mesmos pecados será que Deus nos perdoa e ainda somos considerados santos? “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. Provérbios 28. 13. Se o homem continua no caminho da desobediência não pode ser considerado santo diante de Deus. É preciso abandonar as práticas ilícitas para obter o perdão de Deus, que sempre está disposto a nos perdoar. Porém não devemos abusar de Sua misericórdia. Temos necessidades físicas e espirituais e por isso incorremos em erros e somos desafiados a viver uma vida equilibrada. Contudo há esperança para crermos que embora falhemos por causa das nossas fraquezas e imperfeições, o Senhor nos sonda (examina mente e coração) e contempla os nossos pensamentos e intenções e sabe que nos entristecemos e arrependidos verdadeiramente, nos voltamos para Ele com vestes santas, como o sumo sacerdote, cuja cabeça está a mitra (turbante) com lâmina de ouro gravada com os dizeres: "SANTIDADE AO SENHOR".

      Se é santo porque é nascido de novo, nova criatura, separado por Deus e para Deus. É possível viver uma vida santa e só assim poder contemplar o Senhor na Sua glória. Deus não exige de nós perfeição, seu intento é nos moldar, é fazer com que nos esforcemos para obedecê-lo, observando, atentando e cumprindo a Sua palavra para uma vida em santidade. Ele quer nos fazer capazes de acreditar que somos santos como Ele é: “Porque escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo.” 1Pedro 1.16



Ígor Queiroz

11 comentários:

  1. Muito bom este estudo ele foi muito edificante para minha vida

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este estudo sinto sinceridade nestas palavras!!!

    ResponderExcluir
  3. Alabado sea Dios! Edificante... Deus abençoe! Econtigo@MAsempre💪👊🙏

    ResponderExcluir
  4. Estudo maravilhosos!!!Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Aprendi muito com esses versículos

    ResponderExcluir
  6. Deus é bom e fiel toda hora

    ResponderExcluir
  7. Parabéns edificante demais aprendi muito 🙌🏼👏

    ResponderExcluir
  8. Abençoada esta palavra vô guarda no meu coração amém

    ResponderExcluir