terça-feira, 13 de outubro de 2015

Reunidos em nome de quem?


Reunidos em nome de quem?

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. (Mateus, 18:20).

É corriqueiro ouvirmos da parte das mais diversas seitas e crenças o recitar do versículo acima, sob a convicção de que, de fato, o Senhor Jesus está no meio deles. É como uma fórmula mágica, se dois ou três se declararem reunidos em nome de Cristo, tcharaaammm! Lá está Jesus no meio deles. Mas, será que essa é a verdade traduzida na Palavra de Deus? Veja o quanto uma questão aparentemente simples traz consigo questões controvertidas. 

Os mais variados segmentos e seitas religiosos, cujas doutrinas ferem frontalmente a bíblia sagrada, utilizam-se do texto bíblico acima transcrito para autenticarem suas crenças, alegando estarem sob a chancela de Jesus e Sua bênção. Não bastasse isso, doutrinas opostas e incompatíveis entre si se valem desta mesma ideia para legitimarem sua existência. A confiança de que a presença de Cristo está no meio deles representa a aprovação de Deus quanto às suas práticas e vidas.

Tratar deste tema sem pensar em ecumenismo é praticamente impossível. O movimento, aparentemente tão bonito e bem-intencionado, propagador da unidade entre os povos e crenças, prega, em última análise, que todos estão “adorando” e “servindo” ao mesmo Deus, razão porque não há motivo para separação. Será mesmo assim? Estaria Jesus confuso? Estaria relativizando seus ensinamentos? Afinal de contas, como admitir que o mesmo Deus consente com as práticas e doutrinas as mais diversas, na maioria das vezes conflitantes com Sua palavra revelada?

Partindo deste ponto, é óbvio que a verdade expressa no versículo acima não é e não pode ser literal. Entendamos o porquê. A Bíblia Sagrada, em diversas passagens, faz uso da expressão “em meu nome” com, basicamente, quatro conotações: 1) Estar na condição de representante de alguém, por exemplo: “E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe” (Mt 18:5); 2) Sob a autoridade de alguém (“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas (Mc 16:17)”; 3) Literalmente, isto é, fazendo uso do nome de alguém, exemplo: “Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis” (Jo 5:43); e, 4) Sob a vontade de alguém, observe: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (Jo 14:14).

No contexto de Mateus 18:20, Jesus promete estar presente no meio daqueles que estão sob a Sua vontade. Não fosse assim, estaríamos admitindo que a declaração vazia de se estar em nome de Jesus acarretaria sua presença e aprovação e, claramente, tal conclusão é inadmissível. Assim sendo, Cristo e Sua palavra se opõem a qualquer modalidade de relativismo ou adequação do evangelho às conveniências humanas. O chamado do Senhor é de que nos submetamos irrestrita e completamente à Sua vontade e não o contrário, não há espaços para concessões.

Assim sendo, à luz da Bíblia, não há chance para ecumenismo ou qualquer “união” que despreze a verdade das Escrituras. Disse Lutero: “A paz, se possível, mas a verdade a qualquer preço”. É assim, o Deus da bíblia, único e verdadeiro, não divide Seu altar e Sua glória com Baal ou quem quer que seja!

Nestes termos, ou se está em Cristo ou não, ou Ele reina sobre nossas vidas ou não, ou estamos sob a Sua vontade, revelada na Palavra, ou não. Não há meio-termo ou indefinição. Jesus se faz sim presente no meio daqueles que vivem não mais para si, mas para Ele; faz repousar Sua presença e bênção sobre os que vivem e amam Sua vontade, cuidando em Lhe honrar e glorificar.

Assim sendo, Jesus não está entre os difamadores, mentirosos, prostitutos, fornicadores, adúlteros e todo aquele que ama e vive na prática contínua do pecado. Imaginar que pessoas nessas condições podem se reunir e invocar a presença de Jesus sem qualquer mudança de vida ou regeneração beira a ingenuidade, o Santo Salvador não compactua com a iniquidade.

Por isso, não se engane! A presença de Jesus pode ser desfrutada por todo aquele que se submete à Sua vontade revelada na Bíblia, não há atalhos, não existem outras opções. Que o Senhor nos abençoe!

No amor de Cristo,
Carol Montilari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário