sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Por que preciso ser salvo?


Por que preciso ser salvo?

A resposta para a pergunta acima implica em respondermos inicialmente a outra: salvo de quê? E a resposta é simples, porém, intrigante. Somos salvos de Deus por Deus. Como assim? Veja, ao tentar responder tal questionamento muitos acreditam que são salvos de Satanás. Já viram um vídeo que rola nas redes sociais em que Jesus aparece “medindo forças” com o Diabo pela alma de alguém? Pois é, eis um vídeo em total oposição à palavra de Deus, não é a Satanás que devemos temer, mas antes devemos temer àquele que tem todo o poder para fazer perecer tanto o corpo quanto a alma no inferno, DEUS! “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10: 28). Somos salvos de Deus, mas em contrapartida somos salvos por Ele também, para desfrutarmos eternamente de sua presença gloriosa.

Em Romanos 3: 23 a Bíblia diz: “porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus”, não há meio termo, TODOS são pecadores, TODOS merecem pagar o preço pelo seu pecado, o preço é a morte espiritual e eterna, o afastamento total de Deus, o inferno. Talvez você esteja pensando, então eu não preciso ser salvo, porque eu não faço mal a ninguém, não mato, não roubo, faço caridade, enfim sou uma ótima pessoa. Mas é aí que muitos se enganam. A bíblia diz em Isaías 59:2 que o nosso pecado é o que nos separa de Deus, então reflita: você nunca pecou? Nem mesmo uma única mentirinha? Em 1 João 1:8 diz que se alguém diz que não tem pecado, é mentiroso. E apenas uma mentira é suficiente para levar nossa alma ao inferno.

Cremos que Deus é amor, é misericordioso, mas Ele também é Santo e Justo. E por ser Santo, Ele não tem parte alguma com o pecado, não há como Deus punir o pecado sem punir o pecador. A bíblia diz que Deus não quer apenas mostrar o seu amor, mas Ele quer mostrar também a sua IRA, não se escandalize, é a palavra de Deus que diz, e isso não o torna um Deus mau, mas um Deus Santo e Justo! Romanos 9: 22 “Mas o que tem a dizer se Deus suportou com muita longanimidade os vasos da ira, preparados para destruição, porque desejava manifestar sua ira e tornar conhecido o seu poder”. E a bíblia ainda diz que para ser salvo é preciso ser santo; Hebreus 12:14 “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. E agora, o que fazer?!

Para que alguém seja salvo, é necessário que não haja pecado algum nessa pessoa, ela precisa ser santa, perfeita! Agora você deve estar pensando: se essa é a condição para ser salvo, então todos estão perdidos. Se você chegou a essa conclusão, parabéns, você está corretíssimo. Todos os homens estão perdidos, mortos em seus delitos e pecados. “E vos vivificou, estando vós ainda mortos em seus delitos e pecados”. (Efésios 2:1). Então, como poderemos ser salvos? Essa é uma excelente pergunta, vejamos. Para que pudéssemos ser salvos, mesmo nessa condição pecaminosa e caída, era necessário que alguém (completamente santo e perfeito) pagasse o preço da nossa condenação, já que não podíamos fazer isso sozinhos.

Observe, o amor de Deus e Seu desejo de nos salvar não poderia anular sua Justiça, se pecamos somos merecedores da condenação e o caráter de Deus, em santidade e justiça, não Lhe permite simplesmente “ignorar” a necessária punição por nossas iniqüidades. Eis o aparente dilema: Como encontrar o equilíbrio entre o amor salvífico de Deus e sua Justiça sobre a iniquidade? Jesus é a resposta! A justa punição pelo nosso pecado foi lançada sobre Ele, a ira de Deus para nós reservada foi suportada por Ele! O preço que pesava sobre os nossos ombros foi pago.

Deus, em sua infinita graça e misericórdia, enviou Seu Filho para pagar esse preço. Jesus, que é o próprio Deus, se fez carne e habitou entre nós, João 1: 14 “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua Glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. Cristo como homem, veio a terra e nunca pecou, foi completamente Santo e Perfeito “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”. (Hebreus 4: 15). Jesus bebeu do cálice da ira Deus, reservado para nós, sofreu o inferno que deveríamos sofrer, se fez maldito e deu Seu sangue para que pudéssemos nos reconciliar com o Pai. Esse foi o preço, sofrer morte e morte de cruz, mesmo sendo inocente! Dessa forma, quando Jesus estava sendo crucificado naquele madeiro, Ele estava levando sobre si, toda condenação que estava sobre nós. Romanos 8:1 “portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”, vale salientar que não há condenação para os que estão em Cristo, e sabe o que isso quer dizer? Estar em Cristo é o mesmo que Cristo estar em nós, e Cristo só está naquele que se submete à Sua vontade, ou seja, vive de acordo com a vontade de Deus, não da carne.

Mas o que precisamos fazer então para sermos salvos? A bíblia nos faz um convite, arrependam-se! Precisamos reconhecer que somos pecadores, e entregar a nossa vida ao senhorio de Cristo, viver de acordo com a vontade dEle e deixar que Ele viva em nós. Deus quando olha para os salvos, não mais os vê caídos em seus pecados nem mesmo como seus inimigos, mas vê a Cristo habitando nos Seus, que passaram de criaturas condenadas a filhos, regenerados, mediante o sacrifício de Cristo na cruz do calvário.

Por isso precisamos ser salvos, porque jamais alcançaremos a vida eterna sozinhos, somos naturalmente maus e jamais uma criatura má e pecadora poderá salvar-se. Esse é o Deus da bíblia, o Deus que salva aquele que não pode salvar a si mesmo. Lembre-se, isso não fará de nós pessoas sem pecado, mas fará de nós pecadores remidos, justificados diante de Deus, santos, ou seja, separados do mundo, separados para DEUS! Saber disso me faz querer conhecer e adorar esse Deus tão misericordioso e maravilhoso, como escreveu o salmista: Salmos 84:10 “ Pois um dia em teus átrios vale mais do que mil em qualquer outro lugar”!

Com a Graça de Deus,


Márcio Montilari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário