quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MARAVILHOSA GRAÇA

 “Contudo pela tua grande misericórdia não os destruíste de todo, nem os abandonaste, porque és um Deus clemente e misericordioso.” (Neemias 9:31)


                        O título desse texto provém de um famoso hino composto por John Newton (1725- 1807). Esse homem de Deus era marinheiro e em uma de suas viagens o navio do qual era tripulante deparou-se com uma grande tempestade que quase deu cabo de sua vida. Nessa ocasião, ele compreendeu que apenas a graça de Deus é capaz de manter o homem vivo e, ao término dessa viagem, Cristo o chamou irresistivelmente para fazer parte de sua família. Neste momento, John tornou-se um dos maiores compositores de sua geração e proeminente pregador da Santa Palavra de Deus.
                        Através da vida desse homem, entendemos que o derramar da graça de Deus sobre a vida de um pecador consiste em torná-lo vivificado em Cristo. Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Ao entendermos isso, compreendemos que assim como o referido John encontrou o seu repouso após grande tempestade, o pecador encontra o sublime e gracioso descanso em Deus, que em sua infinita misericórdia nos livra da condenação eterna.
                        John Bunyan, em seu célebre livro (Graça abundante ao principal dos pecadores) diz: “Busquei o Senhor, orando e chorando e do fundo da alma clamei: ‘Ó Senhor, mostra-me, eu te rogo, que me amas com amor eterno!’ Logo que clamei, voltaram para mim as palavras, como um eco: ‘Eu te amo com amor eter­no!’ Deitei-me para dormir em paz e, ao acordar, no dia se­guinte, a mesma paz permanecia na minha alma. O Se­nhor me assegurou: ‘Amei-te enquanto vivias no pecado, amei-te antes, amo-te depois e amar-te-ei por todo o sem­pre.”
                        Vivenciar essa maravilhosa graça é saber que Deus em seu sublime plano redentivo nos chamou, mesmo nós não o conhecendo, não o amando, sempre o rejeitando e muitas vezes o ferindo, para sermos participantes de sua linda família; e isso é o que deve nos manter em pé. Ser participante da graça de Deus é vislumbrar da eternidade e mesmo diante de toda e qualquer situação ter a plena e inequívoca convicção do abundante e transbordante amor de Deus.
                        Isaias 57:18: “Tenho visto os seus caminhos, mas eu o sararei; também o guiarei, e tornarei a dar-lhe consolação, a ele e aos que o pranteiam.” Só mediante a Divina Graça de Deus o pecador cai em si e observa a miserável situação que lhe rodeia; só pela graça o pecador levanta as suas mãos em rendição ao Senhor Jesus; só pela graça a alma atormentada e perdida torna-se uma alma quebrantada e contrita.
                        A maravilhosa graça de Deus, por fim, consiste em dar o se filho Unigênito para termos reconciliação com o Pai. O amor de Deus por toda a humanidade tornou-se evidenciado em Cristo, pois é só por meio dele que conhecemos a infinita misericórdia de Deus. Cristo é a maior expressão de amor e graça, sendo a graça de Deus manifestada pelo seu Filho mediante o Calvário, onde o próprio Deus na figura de Filho, assumiu sobre si as nossas dores e chagas, dando-nos agora o livre acesso ao Pai.
                        Louve a Deus por sua abundante e maravilhosa graça! Louve a Deus por essa graça que te alcança diariamente! Louve a Deus por Cristo, que veio aplacar a ira do Pai! Para isso, nunca esqueça que: “Contudo pela tua grande misericórdia não os destruíste de todo, nem os abandonaste, porque és um Deus clemente e misericordioso.” (Neemias 9:31)

SOLA GRATIA

Em amor,


Gustavo Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário