segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Por que acredito na existência de Deus?



“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torne galardoador dos que o buscam”. (Hebreus 11:6)
           

            A origem da vida e a existência de Deus ainda são grandes mistérios para a ciência. Então, se a ciência ainda não conseguiu provar a existência ou a inexistência de Deus, o que leva a muitos acreditarem que Deus realmente existe? A Fé é a base para todo aquele que crê na existência de Deus, pois “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. (Hebreus 11:1) Entretanto, há ainda uma pergunta a fazer: De onde vem a convicção e a prova de nossa fé?
            Muitos dos que professam não crer em Deus ficam indignados em como pessoas creem que exista um Deus que não prove a sua existência, simplesmente por não aparecer e acabar com todo o enigma que perpetua no mundo. Entretanto, se Deus assim fizesse, não haveria mais a necessidade de existir fé. Ademais, Cristo corrobora ao afirmar que “bem aventurados os que não viram e creram” (João 20:29)
             Muitos podem questionar e afirmar que a minha fé é cega, sem base racional, e que crer na existência de Deus é um suicídio intelectual. Mas, antes de afirmarem, eu quero dizer que a minha fé está embasada em evidências, em razões lógicas suficientes que amparam a minha crença. Ela está embasada e amparada em tudo o que existe, “porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas”. (Romanos 1:20)
            Sei que é possível extrair matéria do vácuo sem a dependência de matéria-prima, que combinações de coisas podem produzir coisas novas e que há variações genéticas que promovem a evolução das espécies. Entretanto, essas ideias são facilmente confrontadas com outras questões, como:
1) o argumento cosmológico: tudo o que começa a existir precisa de uma causa para a sua existência. Desta forma, qual a causa da existência do universo? As chances de uma pequena molécula de proteína de formar ao acaso é de 1 para 1e+243 (isto é, 10 seguido de 243 zeros). Uma única célula possui milhões de moléculas de proteínas, e um corpo humano possui trilhões de células. Qual a probabilidade de tudo isso, de forma conjunta, acontecer?
2) o argumento teleológico: o universo e as leis da natureza como um todo possuem uma imensa e inquestionável complexidade claramente identificada. Portanto, como pode seres inteligentes surgirem de seres inanimados? O problema maior não está na parte física, o hardware humano, mas na estrutura lógica que compõe esse hardware, o software humano _ a inteligência, as emoções, os pensamentos, a capacidade de percepção, entre outras. Entretanto, a complexidade do desenho de qualquer ser vivo está sob uma forma que segue padrões específicos, todos eles bem organizados e fundamentais no seu processo de vida. Todo e qualquer ser vivo celular possui um DNA com uma grande carga de informações capaz de armazenar 455 exabytes, ou seja equivalente a mais de 48 bilhões de gigabytes de informações. Um corpo humano possui mais de três milhões de células, cada uma com mais de 48 bilhões de gigabytes de informações. Daí surge uma pergunta: como é possível um grande projeto complexo ter surgido do nada, sem a necessidade de um Grande Projetista para criar esse Design Inteligente?
3) o argumento da Lei Moral: toda e qualquer cultura humana é fundamentada por leis morais que regem os direitos e deveres da sociedade. A questão desse argumento não é tratar o porquê de uma lei subsistir ou não, mas de entender a existência do senso moral humano para discernir o certo e o errado e o porquê da sua existência. Ademais, que sentido faria se as intuições morais fossem um mero truque do acaso? O padrão da moralidade humana promover atos éticos e morais aponta para a existência de um Ser moral e ético, Deus.
            Esses três argumentos fortes não são os únicos a promoverem as evidências que me levaram a crer em um Deus, a Bíblia e os cumprimentos proféticos ali escritos são indícios fortes da verdade de um Deus que realmente existe. As evidências científicas comprovam microevoluções em animais da MESMA espécie, mas nunca de espécies que passaram a ser outra espécie. Mas a maior prova da evidência da existência de Deus é a experiência única e pessoal de relacionamento com Ele, conforme João em seu evangelho diz claramente “que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará entre vós.” (João 14:17) Fui alcançado pela graça de Deus em minha vida e hoje Cristo vive em mim (Gálatas 2:20) e posso sentir o Deus que existe e que importa em ser adorado por todo aquele que o busca em espírito e em verdade. (João 4:24)
            Caros leitores, vocês também podem ser alcançados por este amor infindável e passarem a crer em um Deus vivo (Jeremias 10:10a) e que está pronto a se revelar na Sua Palavra, a Bíblia (2 Timóteo 3:16, 17). Se você sentiu esse desejo, deixe seu amém e algum colaborador da equipe Viver o Evangelho de Cristo estará entrando em contato com você.

Em amor,


Rodolpho Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário