segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SERÁ QUE TUDO É DE DEUS?




"Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém." - Rm 11:36

          Caros amigos e irmãos, pode até parecer absurdo o título (a pergunta) deste texto, mas, muitas vezes, a maioria das pessoas atribui a autoria de certas coisas naturais a Satanás. Ao longo de uma breve reflexão, veremos que certas vezes cometemos erros que nos levam, mesmo que de forma "inocente", a acreditar que o inimigo de nossas almas criou, formou ou capacitou elementos ou pessoas dentro de toda a plenitude do universo, ou simplesmente, do nosso mundo. Primeiro, queria questionar você cristão evangélico ou simpatizante da fé cristã sobre algumas conclusões errôneas que temos a respeito da origem da capacidade intelectual, artística ou diversa das pessoas.
         Acredito que pelo menos uma vez na vida você viu alguém pregando na igreja, entoando hinos e louvores, e logo em seguida dizendo ou pensando: "Isso é dom de Deus". E quando viu um resultado verdadeiro de uma descoberta da ciência, um pensamento bem avaliado e não reprovável de algum pensador ateu, agnóstico ou afim, pensou: "Acho que o satanás é quem faz prosperar isso na vida desse sujeito. Não é crente, acho que quem deu não foi Deus". Já pensou assim? Serão essas conclusões verdadeiras? Veja bem. O apóstolo Paulo em pelo menos 2 situações diferentes utilizou o aprendizado de seus professores/influenciadores gregos (não-crentes) para expressar aquilo que o Espírito Santo lhe inspirava a falar. Em Atos 17:28, ele utiliza falas dos poetas Epimênides, Aratus e Cleantes: "Pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como também algum dos vossos poetas disseram: Pois nele também somos geração". Aos corintios (1 Cor 15:33), Paulo cita o filósofo Menander: "Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes". Não é interessante? Toda pessoa recebeu de Deus todo conhecimento verdadeiro, ainda que esta não seja cristã. Porém, é obrigatório ao ser humano reconhecer que não tem a propriedade de algo, mas que administra o que é de Deus: " Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor." ( 1 Cor 1:31). E quando o homem ousa se dizer ou pensar ser autossuficiente, Deus o humilha como fez com o rei Nabucodonosor, que na sua arrogância foi transformado em um animal insano e comedor de capim (Dn 4:33). Lembre-se bem de quem é a escritura, a propriedade e o domínio de tudo: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." (Cl 1:16,17). Cristo é o autor de tudo que há. É o logus, a Palavra de Deus. É Deus! A única coisa patenteada por satanás é a mentira. Só! Inverter o certo é a única "criação" do valente e eterno perdido. 
         Tudo que você tem, irmão em Cristo ou amigo que acompanha essa página, use e faça para glorificar a Deus, porque assim deve ser. Porque tudo é dEle, por meio dEle e para Ele. Pense nessa escrita de Pedro: "E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo." (2 Pe 1:5-8). 
                             Que a Paz do Senhor Jesus esteja com todos, 
                                                                                                                                                                                                                   Rafael S. Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário