O que dizem as minhas vestes?
1 Timóteo 2:9: “Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças ou com ouro, ou pérolas ou vestidos custosos”
Você sabia que as suas vestimentas transmitem uma mensagem? No texto acima Paulo estabelece alguns princípios a serem observados pelas mulheres cristãs por ocasião da simples atividade de se vestir, vejamos. Existem vestimentas "mais santas"? A bíblia determina que tipo específico de roupa deve fazer uso a mulher de Deus? É pecado enfeitar-se? A resposta para estas perguntas é não, todavia a Palavra de Deus impõe 03 requisitos a serem observados pelas mulheres que desejam glorificar a Deus com sua aparência (Quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei TUDO para a glória de Deus - 2 Co, 10: 31).
De antemão, importa estabelecer algumas premissas sobre o assunto. Se você, de fato, nasceu de novo, é templo do Espírito Santo, razão porque preocupa-se em glorificar ao Senhor em todas as coisas, inclusive nas atividades mais triviais do cotidiano, o que inclui vestir-se; Não! Deus não está interessado unicamente na "intenção" do seu coração, de modo que de nada adianta dizer que deseja agradar ao Senhor sem fazer nada neste sentido, palavras vazias sem atitude não significam obediência (João 14:21); Sim! Deus está interessado em seu corpo e no modo como ele se apresenta diante da igreja e sociedade, você é templo do Espírito Santo (Romanos 6; 1 Co 3:16); As suas roupas revelam se, de fato, você nasceu de novo; Você é responsável quando, pelo seu procedimento, desperta o pecado no outro; Andar coberta dos pés a cabeça NÃO implica em santidade, mas a mulher santa veste-se de modo agradável ao Senhor. Se este assunto nunca foi motivo de reflexão da sua parte, se você usa qualquer peça de roupa, curta ou sensual, sem qualquer constrangimento, cuidado! Talvez nunca tenha nascido de novo!
Entretanto, se o assunto desperta o desejo sincero de adequar o seu procedimento à Palavra, voltemos aos princípios nela estabelecidos: 1 – decência: Paulo exorta a igreja a vestir-se decentemente, isto é, de modo respeitador, reservado e decoroso, preocupando-se em mostrar-se conforme ao que se espera de uma mulher de Deus! A decência exclui toda vestimenta provocativa, decotada, sensual, apta a incitar o pecado em que a vê, a saber, lascívia. 2 – modéstia: esta informa que a mulher deve vestir-se de modo comedido, simples, sem ostentação, não preocupada em chamar a atenção de quem a vê, priorizando glorificar a Deus com suas boas obras e não arrancar elogios pela sua aparência e preço das peças que usa! A falta de modéstia também desperta o pecado no outro, a saber, a inveja. 3 – sobriedade: este último princípio impõe equilíbrio, bom senso e moderação no vestir-se, é o contrário de exagero e excessos. Você, mulher cristã, tem observado estes princípios? Ou tem cedido às pressões da moda e da cultura acerca de como apresentar-se? Qual a mensagem que as suas vestes tem transmitido? Suas roupas revelam santidade ou confrontam os fundamentos da sua fé cristã?
Ainda que não queira, você é observada e foi levantada enquanto testemunha de Cristo nesta terra, não se trata de agir ou viver conforme a sua própria vontade, mas entregar-se à vontade de Deus, revelada na Palavra. Faça um autoexame, avalie-se, pondere sobre o modo como tem se apresentado no trabalho, escola, igreja e etc, e de modo sincero, esteja disposta a abandonar toda prática que prejudica sua comunhão com o Pai, queira ser reconhecida como alguém que leva a sério a vontade de Deus, glorificando-O em tudo o que faz, e não como alguém que não vive o que diz crer ou que mais se destaca pelo escândalo que provoca no próximo! Que o Senhor nos abençoe.
Em amor,
Carol Montilari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário