sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

VENCENDO OS GIGANTES







“Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e Ele vos entregará nas nossas mãos.” (1Samuel 17.47)

Todos nós batalhamos em um conflito interno contra algum gigante, seja ele espiritual, muitas vezes, físico (uma enfermidade). Ou em outros casos, estamos convivendo pacificamente e acomodados com esses grandões que nos impedem de enfrentarmos obstáculos, de viver. Mas principalmente atrapalham nossa comunhão com Deus e com  nossos próximos.

A batalha de Davi contra Golias é um fato que devemos sempre lembrar, pois Davi era um simples pastor de ovelhas, sem treinamento de guerra e sem noção de como usar armas. Entretanto, o admirável deste fato foi a coragem e a determinação de como ele o enfrentou, mas sobretudo, sua fé inabalável em Deus! Mesmo com um gigante forte, que possuía armas mortais e que poderia acabar com sua vida com um simples ato, ele não temeu, permaneceu firme, pois sua confiança estava no Deus Todo-Poderoso! “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”(1Sm 17.45)

Em determinadas situações reconhecemos que temos um “ponto fraco”. Apesar do termo, posso garantir que ele não é tão fraco assim, muitas vezes somos mais fracos que ele. Esses pontos são os gigantes que nos fazem tropeçar, em outras vezes, até cair e nos machucar.(...) Certa vez eu estava em uma reunião e cada um falava de algo que tentava vencer, alguns diziam lutar contra o medo, a solidão, a falta de amor e compaixão, a incredulidade, orgulho, egoísmo, egocentrismo, uma grande maioria dizia enfrentar os vícios, entre tantos outros gigantes. Mas me alegrei quando algumas pessoas falavam “Eu já o (os) venci em nome de Jesus!”. Em outra ocasião ouvi uma pessoa falar que em sua vida o “gigante carne” dominava. Infelizmente é o que mais temos visto hoje; um comodismo que podemos combater mas não queremos, e essa batalha contra a carne e suas mazelas que não temos enfrentado. Os gigantes estão prevalecendo em muitas vidas que não têm se firmado em Cristo Jesus.  

           É importante que abramos nossos olhos e vejamos que o medo nos impede de tentar; o orgulho impede-nos de sermos altruístas, de sermos simples, nos incapacita de aceitarmos que somos seres errantes e corrigíveis; a imoralidade suja uma vida, nos desgasta ainda mais.(...) Nada disso faz de nós pessoas irrepreensíveis, santificadas; ao contrário, elas não agradam a Deus.

Mas como podemos derrotar um desses?

  1. Ore. Pois a oração de fé salva, e pode muito em seus efeitos.(Tiago 5.15-16). O Senhor nos escuta e nos livra das tribulações.(Salmos 34.17)
  2. Enfrente e lute com coragem e determinação, que os gigantes cairão.  “Assim, visto que a mão do SENHOR, meu Deus, estava sobre mim, encorajei-me...”(Esdras 7.28)

Que nossa fé em Cristo possa ser nossa arma insubstituível para derrotarmos esses gigantes. Que possamos fugir de qualquer coisa que venha tentar nos enfraquecer e fugir de quaisquer prática que nos afaste de Deus, como Paulo nos adverte em 1Coríntios 10, que fujamos da idolatria (v.7), da imoralidade (v.8), da murmuração (v.10). Todos esses são gigantes; porém, gigantes que se tornam minúsculos diante de Deus.

Portanto, irmãos, desejo veementemente que nossa fé possa prevalecer e possa ser inabalável para que esses gigantes sejam derrotados nessa luta diária. Lutem, perseverem! Em nome do Senhor Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores!

Pense, vale a pena viver com um gigante ou gigantes que só estão te afastando de Deus? Que estão te impedindo de ter uma vida santa, reta diante de Dele? Pare, reflita, lute!

“Porque as armas de nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruição de fortalezas...” (2Coríntios 10.4)

No amor de Cristo,

Letícia de Oliveira Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário