"Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer jamais será envergonhado." - (Rm 10:11)
Vergonha. Quem nunca sentiu? Um dos sentimentos mais comuns na humanidade. Seja de algo, de alguém ou de uma situação, você já sentiu ou sente vergonha. Mas, o que a bíblia me fala sobre isso? Esse sentimento pode ser alguma vez pecaminoso ou necessário? Como sempre, a Palavra da Verdade tem respostas firmes e esclarecedoras para fundamentarmos nossa vida. Analisemos.
O terapeuta John Bradshaw diz que vergonha é: "Uma emoção dolorosa, causada por uma consciência de culpa ou imperfeição, ou inconveniência". Apesar dessa definição não exibir a doutrina bíblica sobre a vergonha humana, ela serve de amparo para entendermos esse sentimento na maioria das pessoas. Podemos identificar que quando alguém está envergonhado, pode ser por três motivos, são esses: 1 - Sentimento de culpa (você agiu contra o que diz sua consciência), 2-Imperfeição (quando achamos que deveríamos ter feito algo com mais excelência) ou 3- Inconveniência (você resolveu visitar um amigo, sem avisar, e quando chega na casa dele está ocorrendo uma reunião de família). Vemos nesses conceitos que o zelo da pessoa não é com outra coisa senão com o seu próprio ego, sua própria imagem. Na bíblia, existem situações em que a vergonha é Apropriada e em outras é Inapropriada. A vergonha apropriada é aquela que deve-se sentir por ter desonrado à Deus e a Inapropriada é a vergonha sem motivo, que não promoveu nenhum mal e não desonrou a Deus. Paulo diz a Timóteo que não é pra ele sentir vergonha das prisões pela causa do evangelho: "Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus"(2 Tm1:8). Quantas vezes um jovem é escarnecido, zombado por colegas ou amigos (até dentro da igreja) por não fornicar? E a grande maioria sente uma vergonha que é inapropriada, porque está honrando a Deus e não ao contrário. Honrar ao Pai tem que ser motivo de alegria. A igreja de Corinto estava se deixando levar por seitas que pregavam o batismo pelos mortos, por desleixo em conhecer a Palavra, e Paulo escreve a eles, dizendo: " Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa." (1 Cor 15:34). É causa de vergonha para nós cristãos não crescermos no conhecimento da palavra, deixando aqueles que nos são mais próximos sem esclarecimento da mesma, seja em casa, na universidade, no trabalho ou em uma reunião de amigos. Mesmo sabendo que o sangue de Cristo é poderoso para o perdão de todo pecado, aquilo que eu faço que vai contra o que O Senhor ensinou deve me causar vergonha, se sou verdadeiramente nova criatura. Outra situação é aquela que você se envergonha pelo o que andam falando de você, ainda mais quando se trata de uma mentira. Não baixe a cabeça, não se envergonhe. Olhe o que fariseus disseram de Jesus: "Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores." (Lc 7:34). Traduzindo na linguagem popular, chamaram Jesus, O Cristo, O Filho de Deus, de guloso e beberrão, quando nada disso ele era. Ele tinha prazer na comunhão dos seus em refeições não importando hora e lugar. Apenas isso. Sinta vergonha daquilo que desonra a Deus, se não desonra, passe por cima disso, ignore. Em tudo que é excelente Jesus é o modelo.
Não sei se você está passando dificuldades ou sendo atrapalhado por um sentimento de vergonha que se encaixe nos conceitos não-bíblicos e bíblicos (principais) citados nesse texto, mas o encorajo a buscar o direcionamento de Deus em Sua Santa Palavra. Não se limite de forma gratuita, sofrendo por aquilo que não se deve sofrer, com vergonha inapropriada. Muito menos perca a sensibilidade de se envergonhar pelo pecado que venha a cometer na vida diária, pois essa vergonha é apropriada, tal como sentiu o profeta Esdras pela "onda de pecado" em Israel na sua época: "[...] Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus; porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus." (Es 9:6). Se oriente em Deus, ore, confesse Cristo e tenha vida plena.
No amor de Jesus Cristo,
Rafael S. Lima
Excelente o artigo. Muito bom me ajudou demais
ResponderExcluir