sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CARONA PARA JESUS












Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.
João 14:6


Já é chegada a hora de se despedir e a esposa diz com os olhos fitos no marido:
– Tchau querido! Vai com Deus...
Pé na estrada! O homem não responde e segue o seu caminho. O seu destino é certo e está cheio de disposição. Sol a pino e sentindo a vibração do motor, a cena rotineira se repete: verificar os pneus antes de sair, checar água, óleo e, cuidado com pessoas que pedem carona, os “chapas”. Não sei se o homem fala com Deus ou lança sua própria sorte à beira do caminho. Apenas observa o tráfego, buzina e acena para os amigos. Pelo retrovisor seus olhos se enchem de lágrimas e o seu coração revela que está apressado para voltar para o aconchego dos seus.
Imagine Jesus, um desconhecido (ou um chapa) no meio da estrada acenando com a mão, pedindo carona. Ele continua sendo filho de carpinteiro e suas vestes não são comuns aos dias atuais.
Mesmo sendo alguém insensível e ignorante o homem resolve ceder carona para o “andarilho”.
- Pode subir. Diz ele observando-o com estranheza.
 - Jesus com olhar terno de misericórdia pergunta: Para onde você vai meu filho?
- Vou tão longe que o senhor não pode imaginar. Qual é o seu destino e porque pede carona?
- Jesus não responde e afirma: Vamos em paz, eu conheço os seus caminhos.
- Então o senhor é vidente? Replica o homem com sarcasmo.
- Jesus responde com outra pergunta: O que você sabe a respeito do seu caminho?
O homem travou os braços no volante, ficou em silêncio por alguns minutos e resolveu responder a Jesus sem olhar ao lado do carona.
- Bem, eu sou um pobre caminhoneiro que trabalha duro para sustentar a família. Mas eu tenho muita fé e assim vou seguindo a minha vida porque quem sabe um dia eu me aposento e vou curtir a preguiça, ver os meus netinhos crescer, se formar...
- Jesus interrompe: Você é forte e determinado. Em quem você deposita a sua fé?
-  Eu fui ensinado pela minha vó a crer nos santos sabe...?
Jesus chama a atenção do homem para que sinta que quem está sentado ao seu lado não é um mero aventureiro sem rumo.
- O senhor é meio misterioso e por isso acredito que é um homem sábio.
Os dois continuam se conhecendo e conversando durante a viagem.O homem preserva-se curioso para saber mais a respeito de Jesus. E o Senhor Jesus, cujo atributo lhe é próprio, sonda e examina o homem enquanto pergunta e responde.
De repente o homem não se contém e faz uma pergunta direta:
- O que é a verdade?
A verdade fala com você, é ela que te guia e estará sempre ao seu lado. Responde Jesus radiante.
- Tudo o que o senhor falou eu sei que é certo. Mas aonde eu encontro ela?
- Você já a encontrou. Agora você precisa da vida.
- Espere aí, o senhor está me deixando confuso. Como assim, eu encontrei a verdade e agora eu preciso da vida? A verdade existe? O senhor já viu ela?
- Você a convidou para entrar.
O homem fica perplexo e anseia que Jesus explique melhor essa conversa que lhe é bizarra.
- O senhor conhece mesmo os meus caminhos. Mas não conhece a minha vida.
Jesus disse: 

''Eu te conheço. Eu sei quando você se levanta e quando você se deita. Eu conheço você no seu íntimo e eu te amo muito. Eu compreendo as suas alegrias, suas dores, falhas e frustrações, e ainda te amo e sempre vou te amar. Estou sempre na sua frente, atrás, e também ao seu lado, guiando você cada dia.
Não há lugar onde você possa fugir ou se esconder. A noite e o dia são a mesma coisa pra mim. Eu formei você exatamente como eu queria quando você ainda estava no ventre de sua mãe”.

          Depois de ouvir e chorar o homem abriu os olhos espirituais e percebeu que sua vida foi poderosamente transformada com aquelas palavras. E Jesus dizendo: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, lhe deu o último conselho:
“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido”.  Josué 1:8

          A vida na estrada é perigo constante e o caminhoneiro passa por inúmeras dificuldades em todos os aspectos: dificuldade financeira, vivendo longe da família, sob o risco de acidentes, assaltos e outras situações delicadas. Não é tão simples conduzir gratuitamente alguém em um veículo. Ainda mais quando não se conhece lugares ou pessoas. É comum as pessoas adotarem a carona solidária a fim de ajudar o outro, há porém outros casos em que os motoristas da vida preferem conduzir o volante sozinho, acelerar e seguir o seu próprio destino. A origem da palavra carona se dá através da expressão espanhola a la carona, que por sua vez remete ao latim caro "carne". A la carona se refere ao que está em contato com a carne. Andar de carona é, portanto, um corpo a corpo. Quem dá carona permite esse contato com outra pessoa.


         Portanto, dê carona para Jesus, convide-o para entrar na sua vida, permita andar na Sua companhia. Com Jesus não tem carga pesada. A viagem tem acostamento e sinalização. Estacione, descanse e desvie das curvas perigosas da vida conhecendo os Seus caminhos e a Sua verdade desfrutando a vida plena em Cristo Jesus!

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11:28-30

Sola fide


Ígor Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário