Somos frágeis e vulneráreis, temos um limite que nos marca, mas esse limite não pode nos determinar, sofremos porque somos limitados, não temos como negar essa realidade, o que precisamos é assumi-la, mas de um jeito certo, o sofrimento é destino inevitável, porque é fruto do processo humano. As perdas da vida são dias sombrios em nossa trajetória todos nós já experimentamos ou um dia vamos experimentar a perda. Perda de um ente querido, perda de alguém que se ama, perda de um emprego, perda de amigos. A perda é um evento que nos machuca, nos faz sangrar, provoca um sentimento de dor, de falta, de ausência. A perda deixa um buraco em nossa alma, em nossa existência.
Vamos aprender com Davi como superar a perda. O que mais me chama atenção no texto de 2 Samuel 12:15-24 é a maneira como Davi reage à morte de seu filho. Davi poderia ter mergulhado numa crise espiritual. A depressão poderia tê-lo escravizado. O sentimento de culpa poderia tê-lo feito refém. Sua relação com Deus poderia ter sido afetada, afinal, suas orações não foram atendidas, o seu jejum não surtiu nenhum efeito. Contudo, Davi nos mostra que é possível superar a perda. Este episódio na vida de Davi nos ajuda a fazer o que é certo quando tudo está errado. Aceite aquilo que você não pode mudar, não estamos no controle da vida, Deus é que está, em Salmos 46 fala: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus". Deus está no comando e muitas vezes não compreendemos Sua vontade. Há pessoas que passaram por experiências tão dolorosas em suas vidas que a vida se tornou pior do que a morte. Davi reagiu de uma maneira totalmente diferente. “Então, Davi se levantou da terra...” (v.20). Por conseguinte, Davi “lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes, entrou na Casa do Senhor e adorou” (v. 20). Davi percebeu que não poderia ficar a vida inteira de luto. Diante da incapacidade de reverter àquela situação, ele resolve aceitar. Não sei quais foram suas perdas, sei que pode ser muito difícil o que você esta passando neste momento, não estou pedindo para você não sofrer ou não chorar, sinta sim o luto, mas não deixe o sentimento de angustia tomar conta de sua vida, deixe o luto aos pés da Cruz, o passado é algo que definitivamente não temos poder para mudar.
Temos que prosseguir mesmo com o coração machucado, sabendo que tudo tem seu tempo. "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz." ( Eclesiastes 3:1-8). Por mais difícil que pareça quando o sofrimento bater a sua porta, não o convide para entrar, traga em seu coração o que diz em Eclesiastes 3:1-8. Todas as coisas tem o seu começo, meio e fim. O fim é inevitável e temos que estar preparadoS para as perdas da vida. Se hoje a vida lhe apresentar motivos para sofrer, ouse olhá-los de uma forma diferente.
Bruno Alves de Lima Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário