USADO PARA A GLÓRIA DE QUEM?
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. (Mateus 7. 21 – 24)
"Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros" (I Samuel 15:22).
Deus em toda a história da humanidade sempre requereu de nós cristãos a obediência, desde o jardim do Éden o homem foi provado para saber se era obediente ou não.
Os crentes devem levar a vida oferecendo-se ao Senhor como sacrifício vivo. "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional"(Romanos 12:1).
Mais importante que ser usado por Deus, é ouvir a Sua voz e obedecer aos Seus comandos. Ser usado por Deus, não significa ter a aprovação de Deus. Isso é um fato. E da mesma forma que riquezas, boa condição financeira e boa aparência também não significam que a pessoa está sendo aprovada. Muitos só atentam para o exterior, para os dons, para o quanto a pessoa é usada por Deus, mas não atentam para o caráter de quem está sendo usado por Deus. O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". (1 Samuel 16:7).
O problema não está em ser usado. O problema é quando nós pensamos e acreditamos que isso é o máximo, que isso nos faz bons, que isso nos faz melhores que os outros, e que isso é tudo que precisamos para sermos aprovados. Que grande engano cometemos.
A glória não é nossa, não somos nós que decidimos como ou quando Deus vai nos usar, mas é Ele quem decide e opera isso em nós. Por causa da vaidade, da fama, do dinheiro e dos holofotes, muitos tem mudado o foco, mudado a meta, e perdido a direção da porta estreita e do caminho estreito (Mateus 7.14). Muitos crentes e ministros do Evangelho, tem deixado de ouvir a voz de Deus e de obedecê-lo, e trocado isso pelo ativismo de: fazer, fazer, fazer e ser usado a todo vapor.
Ser usado por Deus não pode ser mais importante que obedecer. Não pode nos envaidecer ou ocupar o nosso coração acima de obedecer a Deus, porque obedecer é mais importante que ser usado. Há pessoas desobedientes que Deus usa. Deus pode usar pessoas desobedientes, e até mesmo pessoas que estão em pecado. Isso é um fato.
É lógico e é provável que Ele não use essas pessoas da mesma forma, ou na mesma intensidade que usa aqueles que O obedecem e que são santos, mas apesar disso, Ele usa sim. Nesse caso, Ele não usa essas pessoas porque elas estão obedecendo a Ele, ou porque elas são boas, ou porque Ele as aprova, não, Ele as usa simplesmente porque quer usar, e ponto final. A Bíblia revela que Ele usou até uma mula Deus encheu uma mula com o poder dEle e a usou para falar com o Profeta Balaão (Números 22:28,30). Se Ele fez isso com uma jumenta, então imagina o que Ele pode fazer com um ser humano.
O fato de Deus usar, e da pessoa fazer muitas coisas com o poder do nome do Senhor, não significa que essa pessoa seja boa, ou esteja sendo aprovada.
Em Mateus 7: 22 Jesus mostra para nós que existem pessoas de caráter iníquo que operam até milagres, ou seja, Jesus revela que Deus usa muitas pessoas nesta vida… até pessoas que, lá no céu, no grande dia diante do Senhor, serão totalmente desaprovadas por terem vivido na prática da iniquidade. Essas pessoas podem ser usadas como instrumento do nome de Deus, elas fazem muitas coisas em nome de Deus. Mas não serão aprovadas serão reprovadas por Ele. São pessoas que deram mais valor ao mundo do que a santidade de Jesus. São pessoas crentes que deram mais valor aos dons, as obras, aos feitos, aos holofotes, a vaidade, do que a santidade de Jesus.
Santidade é o sinal do caráter de Cristo, não podemos dar MAIS valor aos dons que a santidade.
Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Quando Deus fala de Noé, Ele não cita a arca que ele construiu durante 100 anos, nem outros feitos de Noé, Ele cita o caráter. É isso que chama a atenção de Deus. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. Gênesis 6:9. O que nos fará sermos aprovados é termos o caráter de Cristo. O caráter revela o nível de santificação de uma pessoa. A santificação forja um novo caráter em nós.
Temos que entender que Deus nos usa por pura misericórdia, e nada mais. Ser usado por Deus não pode significar nada para nós, porque o poder não é nosso, a glória não é nossa. É dEle. Não devemos nos deslumbrar por sermos usados por Deus, pelo contrário, devemos nos lembrar o tempo todo que nós não somos nada sem Ele, e que a excelência do poder é dEle, e não nossa.
Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12.14
Bruno Alves de Lima Melo
To aprendendo muito... muito bom mesmo
ResponderExcluir