terça-feira, 28 de julho de 2015

O crente e sua caixa secreta




“Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; ninguém se esconde diante de mim, nem se encobre a sua iniquidade aos meus olhos” (Jeremias 16:17)

            A vulnerabilidade e a fragilidade de um crente são da magnitude da sua busca diária a Deus. A natureza pecaminosa do ser humano o torna propenso ao pecado, mas a constante busca por intimidade com Deus o torna capacitado a resistir às tentações malignas. “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” (Gálatas 5:16-17)
            Toda a vocação para o pecado de um crente se torna mais aguçado quando se torna exposto ou visível a homens, ou seja, há temor de julgamento de um crente pelo seu pecado descoberto. A exposição do pecado de um crente serve como frenagem para que suas atitudes não resultem em pecados. Desta forma, todo crente possui uma caixa secreta, onde seus pecados ocultos se tornam confortáveis aos seus olhos para serem executados.
            Existem caixas secretas de todos os tamanhos, porém o tamanho da nossa caixa condiz, inversamente proporcional, com a nossa busca por intimidade com Deus. Quanto mais buscamos a Deus, menor será a nossa caixa secreta, onde não conseguiremos entrar nela para esconder os nossos pecados. Em contrapartida, quanto menos buscamos a Deus, maior será a nossa caixa secreta, onde poderemos entrar completamente para escondermos os nossos pecados.
            A incredulidade de um crente o torna incapaz de diminuir a sua caixa secreta, porque ele não consegue enxergar o seu pecado com os olhos de Deus, pois ignoram que o próprio Deus está observando todas as nossas atitudes. Deus consegue enxergar os nossos pecados secretos e as nossas intenções de pecar, que é o mais agravante. “porventura Deus não haveria de esquadrinhar isso? Pois ele conhece os segredos dos corações.” (Salmo 44:21)
            Precisamos conhecer e vivenciar a Palavra e entender que existe um Deus que tudo observa e que em tudo nos conhece. Um verdadeiro crente não despreza a existência de Deus, condena todo tipo de pecado e procura se vigiar contra as armadilhas do inimigo, se revestindo da armadura completa de Deus. Há urgência em crescermos espiritualmente para resistirmos às tentações mundanas e libertarmos do pecado oculto que possa existir em nós.

                        Que Deus nos abençoe e nos ajude a resistirmos ao pecado e às tentações mundanas. Força e fé em Deus para todos, amém!

Rodolpho R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário