terça-feira, 28 de julho de 2015

A popularidade do movimento gospel





            “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:23, 24)

            O louvor é um instrumento de adoração a Deus, onde a música é a principal prática utilizada hoje para este fim. Entretanto, poucos compreendem a essência de uma verdadeira adoração através de um louvor. A popularidade do movimento gospel é o principal responsável pela separação do louvor e aproximação do entretenimento mundano.
            O movimento gospel têm se alastrado vertiginosamente nas igrejas, resultado de constrangimento da palavra e oferta de entretenimento para os fiéis. O problema é que muitos estão sendo atraídos por este movimento, enquanto que a Palavra de Deus é desprezada e repudiada.
            A ignorância e o desconhecimento da palavra são notórios no meio gospel, com músicas desconformes com a verdade, que não condizem com uma verdadeira adoração. Ademais, muitos ouvintes de inúmeras músicas gospel sequer sabem o que estão ouvindo e/ou cantando, pelo simples fato de não serem atraídos pela mensagem, mas pelo entretenimento que proporcionam ao público ouvinte.
            Os verdadeiros cristãos buscam ler e examinar as Escrituras, pois as têm como a única regra de prática e fé. “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;” (João 5:39) O exame das Escrituras é necessário para que tenhamos conhecimento suficiente para entendermos a mensagem emitida através das músicas, além de discernimento para escolhermos quais músicas poderemos colocar em nosso repertório de louvor.
            Outro fator preocupante no movimento gospel é acompanhar casos de cantores e/ou bandas de ministérios que buscam este movimento como atalho para o sucesso e a fama, além da autopromoção e autorrealização, nunca priorizando buscar a Deus, mas a si próprio.
            As Igrejas estão cheias de ministérios de louvor que nunca fizeram uma análise criteriosa do louvor entoado, além de recepcionarem cantores e ministérios que têm uma postura que não condiz com uma postura de um verdadeiro cristão. Ademais, é perceptível o descaso com a Palavra de Deus nos cultos de hoje, onde o louvor é priorizado com empenho e a Palavra está à míngua.

O louvor precisa fazer parte da nossa adoração a Deus, mas nunca ser o único caminho de adoração. O louvor precisa ser entoado por pessoas que sejam referência de vida, mas nunca por aqueles que vivem de modo desregrado. O louvor precisa ter um repertório do genuíno Evangelho de Cristo, sem deturpações da Palavra. O louvor deve ser um instrumento de adoração, nunca um meio de entretenimento gospel. O louvor precisa dignificar a majestade de Deus e não a de homens.
Os verdadeiros adoradores que Deus procura são aqueles que o adoram em espírito e em verdade, com uma vida santa que prioriza a vontade de Deus e não os seus desejos egocêntricos, buscando viver a Palavra como regra de prática e fé e não como entretenimento.

            Que Deus os abençoe e os capacite para que possamos viver o verdadeiro evangelho de Cristo atraído pela mensagem, nunca pelo entretenimento!!!

Rodolpho R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário